E-mail marketing

O e-mail é uma das principais ferramentas de comunicação existentes. Com ele é possível:

  • criar relacionamento;

  • quebrar objeções;

  • conduzir o cliente até a venda.

Confira alguns materiais criados para atrair o interesse do lead sempre com o objetivo de fazê-lo avançar no funil de vendas.

Os 5 segredos do e-mail marketing que converte

O e-mail marketing é uma ferramenta poderosa para as empresas. Sabendo trabalhar do jeito certo, mais do que apenas impactar o lead, esse recurso permite manter o contato por mais tempo.

Logo, no longo prazo isso facilita muito as conversões.

Até porque é raro uma pessoa se interessar por uma oferta e decidir comprar direto, principalmente quando se trata de ticket alto.

É por isso que grandes profissionais têm tanta confiança no e-mail marketing. Com técnicas de hard sell e soft sell é possível explorar de maneira racional cada possiblidade.

Hard Sell vs Soft Sell

Antes de mergulharmos nos segredos do e-mail marketing, é importante entender a diferença entre hard sell e soft sell.


“Hard sell” é uma abordagem de vendas direta e agressiva. É caracterizada por 3 elementos:

  • pressão de vendas;

  • linguagem persuasiva e;

  • apelos à ação urgentes.


Como exemplo, podemos citar chamadas como "Compre agora!” e “A oferta termina em breve!"


Por outro lado, “soft sell” é uma abordagem de vendas mais sutil e consultiva. Ela envolve:

  • a construção de relacionamentos;

  • a educação ou nutrição do cliente e;

  • a oferta de soluções.


Para ficar mais claro: "Aqui estão algumas dicas para melhorar sua produtividade. Se precisar de mais ajuda, nossos produtos podem ser úteis.".


Entendeu que existe uma diferença? E que ela precisa ser considerada sempre que você pensa na sua estratégia de e-mail?


Os segredos do e-mail marketing

De fato, a estratégia é tudo no e-mail marketing.

Por isso, costumamos construí-la a partir de 5 elementos. Eles são:

  • a segmentação de público;

  • a relevância de conteúdo;

  • a CTA clara;

  • o teste A/B e;

  • a análise de dados.

Confira na sequência como isso funciona.


1. Segmentação de público

Segmentar seu público permite que você envie mensagens personalizadas e isso faz com que elas ressoem com as pessoas certas. Consequentemente, é algo que pode aumentar significativamente as taxas de abertura e conversão.

A melhor maneira de construir isso na sua campanha é cuidar para que cada oferta seja, de fato, direcionada para o público ideal. É nesse sentido que as pesquisas fazem toda a diferença. Lembre-se: elas sempre serão a base para a aplicação da ciência publicitária.


2. Conteúdo relevante

O conteúdo do seu e-mail precisa ter a ver com o destinatário. A sugestão é observar a sua pesquisa para saber quais são as dores, desejos e necessidades das pessoas. Consequentemente, você tem estabelecer um eixo central para a sua campanha de e-mail. No geral, isso se dá a partir de 3 elementos:

  • trabalhar com dicas úteis;

  • oferecer atualizações de produtos ou;

  • entregar ofertas exclusivas para essas pessoas.

Acredite: isso ajuda significativamente a criar conexão com o seu público.


3. Call to Action (CTA) clara

É importante que cada e-mail tenha o seu objetivo claro. Nessa mídia, o mais importante é você não perder a atenção do seu lead, o que geralmente acontece quando a mensagem não tem um foco.

Então, tenha em mente que o seu e-mail precisa se concentrar em:

  • viabilizar uma compra;

  • direcionar a pessoa para ler um blog ou executar outra ação ou;

  • propor o download de um e-book.


De qualquer forma, certifique-se de que seu CTA seja claro e atraente e use mensagens imperativas no botão da chamada.


4. Teste A/B

Errar é normal. Por isso, você precisa aprender a testar. Até porque é muito difícil acertar rapidamente o que as pessoas querem e o que as impacta.

Na maioria das vezes, empresas que testam mais são aquelas que se aproximam do sucesso mais rapidamente. Consequentemente, o que você deve fazer é avaliar diferentes versões do seu e-mail para ter como identificar o que funciona melhor para o seu público. Isso pode incluir:

  • diferentes linhas de assunto;

  • conteúdo do e-mail;

  • CTAs;

  • entre outras.


5. Análise de dados

Analisar os dados do seu e-mail marketing é algo que costuma fornecer insights valiosos, mas que dá certo trabalho. Esse é o motivo de contar com ferramentas avançadas, já que elas podem simplificar a análise de elementos como:

  • taxas de abertura;

  • taxas de cliques e;

  • conversões.


Pense bem. De que adianta você ter uma boa oferta se o seu e-mail sequer é capaz de chamar a atenção das pessoas? Por isso é importante mensurar sua taxa de abertura. É o que te ajuda a descobrir se existem problemas por trás de uma baixa taxa de conversão, por exemplo.


De qualquer forma, trabalhe com a análise de dados com calma, espere o volume de informações ser grande o suficiente para você ter como tomar decisões e só invista pesado quando tiver a segurança da efetividade de uma campanha.


Por fim, lembre-se, o e-mail marketing precisa ser entendido como uma maratona, não uma corrida de 100 metros rasos.

Para que funcione, o mais importante é você ser paciente, testar diferentes abordagens e sempre se esforçar para melhorar. Esses são os segredos. Espero que, com eles em mente, você se coloque no caminho certo para dominar o e-mail marketing. Boa sorte!